O que é PRM 2034

O PRM 2034 – PlanMob Rio Metrópole é um Plano de Mobilidade para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado através do Instituto Rio Metrópole.

O Plano visa tratar de maneira sistêmica todos os municípios da RMRJ, analisando a interdependência dos seus componentes de mobilidade urbana para estabelecer diretrizes metropolitanas que promovam a integração física, tarifária e operacional entre os diferentes modos, tecnologias e sistemas de mobilidade metropolitana. Tudo isso de maneira articulada com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – PEDUI/RMRJ e com o objetivo de criar propostas integradas, inclusivas e sustentáveis para serem implementadas na região pelos próximos 10 anos.

A abrangência temática do PRM 2034 levará em consideração os transportes ativos, os transportes coletivos metropolitanos, o transporte individual motorizado, a logística urbana metropolitana e a segurança viária. Serão ainda consideradas como temas transversais as questões de uso e ocupação do solo, sustentabilidade, acessibilidade e sistemas de informação ao usuário, incluindo as ações e projetos realizados ou em andamento nos âmbitos federal, estadual e dos 22 municípios que compõe a região metropolitana: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

  • Transporte Não Motorizado (TNM)

Envolvendo a revisão da legislação, medidas de segurança, caminhos pedonais e sinalização, proposição de diretrizes para implantação de rede ciclável, infraestrutura de apoio e padronização da sinalização, entre outros elementos relevantes.

  • Transporte Coletivo de Passageiros (TCP)

Propostas para reorganização e otimização dos sistema de transporte público através da concepção de rede estrutural, avaliação de novas tecnologias, plano de operação e controle, medidas para melhorar a integração entre sistemas, políticas de incentivo à utilização de outras alternativas de transporte coletivo, entre outras medidas importantes.

  • Transporte Individual (TIP)

Políticas de utilização da infraestrutura, estacionamentos, uso das vias das regiões centrais dos municípios, desestímulo ao uso do automóvel, redefinição da hierarquização viária, entre outros.

  • Logística Urbana

Diretrizes para coleta, distribuição e circulação de cargas urbanas, revisão da legislação, circulação de cargas perigosas e superdimensionadas, restrição de circulação em áreas específicas, entre outras.

  • Segurança Viária

Medidas para redução de acidentes, ações e programas de conscientização da população e campanhas educativas, entre outras.

Como produtos finais do estudo serão elaboradas um conjunto de diretrizes para os Planos de Mobilidade de cada um dos municípios, incluindo revisões dos Planos de Mobilidade para os municípios que já os possuem (Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Maricá e Mesquita) que, juntamente com análises e propostas que serão desenvolvidas para a escala regional, irão compor o Plano de Mobilidade Metropolitana do Rio de Janeiro, que incluirá um Plano de Ação, um Plano de Investimentos, Estratégias de Implantação e um Programa de Gestão e Monitoramento das ações propostas.

Cronograma

Andre RobertiO que é PRM 2034